quarta-feira, 8 de agosto de 2007

OSCAR 1931/32


Neste ano, ainda vigorava a antiga regra da Academia pela qual uma diferença de até 3 votos entre concorrentes determinava o empate entre eles. Atualmente, so há empate quando eles têm exatamente o mesmo número de votos. A atuação de Wallace Beery, em O CAMPEÃO, teve apenas um voto menos que a de frederic March, em O MÉDICO E O MONSTRO. Assim, os dois ganharam estatuetas de Melhor Ator.

Outra estatueta foi encomendada às pressas para que não ficasse faltando uma na cerimônia de entrega. Desse ano em diante, a Academia passou a providenciar estatuetas extras para qualquer eventualidade. O banquete se realizou no dia 18 de novembro de 1932, no Ambassador Hotel, oito dias depois da eleição de Franklin Roosevelt. Lionel Barrymore foi o mestre de cerimônias. Curtas- Metragens foram premiados pela primeira vez, sendo a categoria dividida em três segmentos: desenho, comédia e inovação. Walt Disney recebeu suas duas primeiras estatuetas



GRANDE HOTEL
Melhor Filme

Irving Thalberg sacudiu o mundo cinematográfico colocando cinco dos maiores astros de seu estúdio - a Metro - num só filme. Foi a primeira produção all-star de Hollywood. Baseado no romance de Vicki Baum, cuja montagem teatral a Metro financiou, comprando, em compensação, os direitos para o cinema por apenas 35 mil dólares.

Passa-se num hotel de luxo, em Berlim. Num período de 48 horas, varias historias se entrelaçam, misturando romance, assassinato, tentativa de suicídio, nascimento e um verdadeiro conto de fadas no estilo Gata Borralheira, enquanto um hospede entediado, o Doutor Otternsclag (Stone), se queixa: "Grande Hotel...gente chegando...gente saindo...nunca acontece nada".

Greta Garbo é a bailarina Grusinskaya. Sabendo que estava cercada de ótimos interpretes, deve ter resolvido dado o máximo de si para fazer brilhar sua personagem. E consegue admiravelmente. Maravilhosa nas cenas iniciais, esta encantadora na seqüência de amor com o barão arruinado Geigern (John Barrymore) que quer roubar suas perolas. Joan Crawford, como Fkaemmchen, a ambiciosa estenografa do magnata prussiano Preysing (Wallace Beery) esta soberba. Assim como Lionel Barrymore, fazendo Krigelein, seu contador moribundo, embriagado mas altivo. Segundo críticos da época, quem não viu o ator Siegfried Rumman como Preysing, no palco, achara a interpretação de Beery insuperável.

A critica citou Joan e Lionel como os melhores. Mas o estúdio tomou cuidado para que, em nenhuma cena, Crawford e Garbo aparecessem juntas.

E quando todos os grandes estúdios davam prejuízos, GRANDE HOTEL foi o principal responsável pelo lucro de oito milhões de dólares que a Metro teve, em 1932. Foi também o único filme a ganhar o premio principal, sem ser indicado em nenhuma outra categoria.

Serviço: "Grand Hotel" (Metro - 1932) - 131min. / B&P / EUA - Diretor: Edmund Goulding. Elenco: Greta Garbo, John Barrymore, Joan Crawford, Wallace Beery, Lionel Barrymore, Lewis Stone & Jean Hersholt

Melhor Filme
GRANDE HOTEL - MGM

MÉDICO E AMANTE - Samuel Goldwyn/United Arts
DEPOIS DO CASAMENTO - Fox
O CAMPEÃO - MGM
SEDE DE ESCÂNDALO - First National
EXPRESSO DE SHANGHAI - Paramount
UMA HORA CONTIGO - Paramount
O TENENTE SEDUTOR - Paramount
Melhor Diretor
Frank Borzage por DEPOIS DO CASAMENTO

King Vidor por O CAMPEÃO
Josef Von Sternberg por EXPRESSO DE SHANGHAI
Melhor Ator (EMPATE)
Wallace Beery por O CAMPEÃO
Fredric March por O MÉDICO E O MONSTRO

Alfred Lunt por SÓ ELA SABE
Melhor Atriz
Helen Hayes por O PECADO DE MADELON CLAUDET

Marie Dressler por EMMA
Lynn Fontanne por SÓ ELA SABE
Melhor História Original
O CAMPEÃO

HOMEM DE PESO
O PREÇO DO DEVER
HOLLYWOOD
Melhor Roteiro Adaptado
DEPOIS DO CASAMENTO

MÉDICO E AMANTE
O MÉDICO E O MONSTRO
Melhor Fotografia
EXPRESSO DE SHANGHAI

MÉDICO E AMANTE
O MÉDICO E O MONSTRO
Melhor Direção de Arte
TRANSANTLÂNTICO

MÉDICO E AMANTE
VIVA A LIBERDADE!

Por Fernando Albagali

Nenhum comentário: