domingo, 8 de julho de 2007

OSCAR 1928/29


Nesse ano, não houve indicações, e apenas os vencedores foram anunciados. Embora consta dos arquivos da Academia, uma relação que é apresentada abaixo. O público exigiam som nos filmes, e Hollywood estava fazendo de tudo para satisfazê-los.

A introdução do som arruinou algumas carreiras e destacou outras e embora a Academia tenha destacado que não haveria distinção entre filmes mudos e sonoros, nenhum filme mudo ganhou no banquete de 3 de abril de 1930 no Ambassador Hotel.

E quando Mary Pickford recebeu sua estatueta de Melhor Atriz, sucedeu-se uma discussão em relação ao acerto da escolha: Teria a atriz de COQUETE merecido ganhar? Ou seria mais justo entregar o OSCAR para Ruth Chatterton ou Jeanne Eagels?

Todavia, a cerimônia de premiação finalmente despertava interesse da imprensa. Uma rádio local chegou a cobrir o evento por cerca de 1 hora. E fica ainda uma curiosidade: Pela primeira e única vez na história, os OSCARs foram distribuidos equitativamente. Nenhum filme recebeu mais que uma estatueta, nem MELODIA NA BROADWAY, melhor filme do ano.



MELODIA NA BROADWAY
Melhor Filme

Primeiro filme totalmente sonoro da Metro e terceiro musical da historia do cinema (Os primeiros foram O CANTOR DE JAZZ e A ÚLTIMA CANÇÃO, ambos estrelados por Al Johnson e produzidos pela Warner Bros.). Também foi o primeiro a ter uma partitura composta especialmente para o filme.

Entre seus números musicais destacam-se "Give My Regards to Broadway", "You Were Meant For Me" (cantada por Charles King), "Broadway Melody" (interpretada duas vezes, a primeira por King, com Herb Brown no piano e depois por King, Page e Love) e "Wedding of the Painted Doll", este apresentada em duas cores (vermelho e verde) e refilmado depois da pré-estréia, por ordem de Irving Thalberg, que tinha o achado pouco dinâmico.

Para essa refilmagem, o técnico de som Douglas Shearer, irmão da estrela Norman Shearer, teve uma idéia que passou a ser usada daí em diante, ate os nossos dias. Como a musica que tinha sido gravada estava em boas condições técnicas, ela foi tocada no set de filmagem, enquanto os dançarinos faziam o numero novamente. Depois a imagem foi associada ao som. O sistema das canções pré-gravadas permitiu que o som alcançasse alto nível nos musicais, e seqüências inteiras são refilmadas sem que os atores forcem as cordas vocais ou demonstrem cansaço, dançando e cantando ao mesmo tempo.

Originalmente concebido como uma biografia disfarçada das Duncan Sisters, acabou se transformando apenas numa historia passada nos bastidores de um teatro. São duas irmãs, Hank e Queenie (Love e Page), que cantam e dançam num vaudeville. Ambas se apaixonam por Eddie (King), um compositor de sucesso que apesar de noivo de Hank, se envolve com Queenie, prejudicando a carreira de ambas e criando uma situação insustentável para os três.

A estréia, em Hollywood empolgou as platéias, e o filme foi anunciado com estardalhaço como "Todo Falado! Todo Cantado! Todo Dançado!". As principais canções eram de Nacio Herb Brown e Arthur Freed. Esse último, o letrista, transformou-se mais tarde com produtor, no maior responsável pela preeminência da Metro em filmes musicais.

Nos dez anos seguintes, mais três "Broadway Melodies" foram produzidos que, hoje, talvez se chamassem 2, 3 e 4. E, em 1940, houve uma refilmagem do original com Lana Turner, Joan Blondell e Georgie Murphy.

Serviço: "The Broadway Melody of 1929" (MGM - 1928) - 110min. / B&P / EUA - Diretor: Harry Beaumont. Elenco: Charles King, Anita Page & Bessie Love.

Melhor Filme
MELODIA NA BROADWAY - MGM

O PESO DA LEI - United
HOLLYWOOD REVUE - MGM
NO VELHO ARIZONA - Fox
ALTA TRAIÇÃO - Paramount
Melhor Diretor
Frank Llyod por A DIVINA DAMA

Herbert Brennon por MELODIA NA BROADWAY
Irving Cummings por NO VELHO ARIZONA
Ernst Lubitsch por ALTA TRAIÇÃO
Lionel Barrynore por MADAME X
Frank Llyod por REGENERAÇÃO
Melhor Ator
Warner Baxter por NO VELHO ARIZONA

Chester Morris por O PESO DA LEI
Lewis Stone por ALTA TRAIÇÃO
George Bancroft por O HOMEM DE MÁRMORE
Paul Muni por THE VALIANT
Melhor Atriz
Mary Pickford por COQUETE

Ruth Chatterton por MADAME X
Bessie Love por MELODIA NA BROADWAY
Corinne Griffith por A DIVINA DAMA
Betty Compson por SANGUE DE BOÊMIO
Jeanne Eagels por A CARTA
Melhor Roteiro
ALTA TRAIÇÃO

NO VELHO ARIZONA
THE VALIANT
GAROTAS MODERNAS
PRODÍGIO DAS MULHERES...
Melhor Fotografia
DEUS BRANCO

A DIVINA DAMA
NO VELHO ARIZONA
ANJO DAS RUAS
OS QUATRO DIABOS
GAROTAS MODERNAS
Melhor Direção de Arte
A PONTE DE SÃO LUIS REY

ALTA TRAIÇÃO
ANJO DAS RUAS
BONECA DE LAMA
O PESO DA LEI
O DESPERTAR DE UMA MULHER


Por Fernando Albagali

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