segunda-feira, 9 de julho de 2007

OSCAR 1929/30


A reputação dos prêmios da Academia tinha crescido muito. Os filmes sonoros já eram uma realidade e tês grandes astros do Mudo estrearam no Sonoro: Greta Garbo, Gloria Swanson e Ronald Colman. E foram indicados, sendo a segunda indicação consecutiva de Glória Swanson. Destaque também para Lewis Milestone que recebeu seu segundo Oscar como diretor.

Apesar do preço, caro na época (U$10), o banquete da entrega das estatuetas, em 5 de novembro de 1930, no Ambassador Hotel, foi um sucesso. a data da cerimônia foi marcada apenas 7 meses depois da última edição, justamente para compensar o atraso do banquete anterior.

E detalhe: Toda a Academia passou a votar nas indicações e indicados. Status de poder para uma industria, cuja reputação crescia junto à imprensa e público.



SEM NOVIDADES NO FRONT
Melhor Filme
Melhor Diretor (Lewis Milestone)

Filme pacifista sobre sete estudantes que, na Primeira Guerra Mundial, se apresentam como voluntários para servir à Pátria, na gloria ou na morte, e cujas românticas ilusões são destruídas durante os quatro anos na frente de batalha. Repleto de mortes, corpos amputados, ratos nas trincheiras, fome, frio e medo, nele não se vê uma cena sequer de glorificação de combates ou de atos heróicos.

Famosa adaptação do livro "nada de Novo no Front Ocidental", de Erich Maria Remarque. Premiado com o Oscar de Filme e Diretor, ainda é uma das fitas mais famosas já realizadas contra a guerra. Infelizmente a cópia deixa a desejar, necessitando urgente de restauração.

Apesar disso, a mensagem pacifista não perdeu sua eloquencia no rosto inocente do herói Paul (Lew Ayres, que ficaria famoso interpretando o Dr. Kildare numa série de fitas da Metro, mas usa carreira ficou abalada durante a Segunda Guerra quando se recusou a lutar, alegando convicções religiosas). Seu elenco não tinha nomes estelares e, para a época, o filme foi caro ¿ cerca de um milhão e duzentos mil dólares. Nas primeiras sessões de teste, as platéias riam, ao aparecer Zasu Pitts, que tinham se acostumado a ver como comediante. Seu dramático papel de mãe teve de ser refilmado com Beryl Mercer. A cena final com a borboleta é uma das mais famosas do cinema.

Serviço: "All Quiet in the Western Front" (Continental- 1930) - 130min. / P&B / EUA - Diretor: Lewis Milestone. Elenco: Louis Wolheim, Lew Ayres, John Wray, Arnold Lucy & Ben Alexander

Melhor Filme
SEM NOVIDADES NO FRONT - Universal

O PRESÍDIO - MGM
DISRAELI - Warner Bros.
A DIVORCIADA - MGM
ALVORADA DO AMOR - Paramount
Melhor Diretor
Lewis Milestone por SEM NOVIDADES NO FRONT

Robert Z. Leonard por A DIVORCIADA
Ernst Lubitsch por ALVORADA DO AMOR
King Vidor por ALELUIA
Clarence Brown por ANNA CHRISTIE
Clarence Brown por ROMANCE
Melhor Ator
George Arliss por DISRAELI

Wallace Beery por O PRISÍDIO
Maurice Chevallier por ALVORADA DO AMOR
Ronald Colman por AMANTE DE EMOÇÕES
Ronald Colman por CONDENADO
Lawrence Tibbett por AMOR DE ZÍNGARO
George Arliss POR A DEUSA VERDE
Melhor Atriz
Norma Shearer por A DIVORCIADA

Greta Garbo por ANNA CHRISTIE
Greta Garbo por ROMANCE
Gloria Swanson por TUDO PELO AMOR
Ruth Chatterton por SARAH E SEU FILHO
Nancy Carrol por NOIVADO DE AMBIÇÃO
Norma Shearer por ÉBRIOS DE AMOR
Melhor Roteiro
O PRESÍDIO

SEM NOVIDADES NO FRONT
DISRAELI
A DIVORCIADA
CAMINHOS DA SORTE
Melhor Fotografia
COM BYRD NO PÓLO SUL

SEM NOVIDADES NO FRONT
ANNA CHRISTIE
ALVORADA DO AMOR
ANJOS DO INFERNO
Melhor Direção de Arte
O REI DO JAZZ

AMANTE DE EMOÇÕES
ALVORADA DO AMOR
O REI VAGABUNDO
SALLY
Melhor Som
O PRESÍDIO

O ESTRANHO CASO DO SARGENTO GRISCHA
RAFFLES
ALVORADA DO AMOR
A FLAMA


Por Fernando Albagali

Nenhum comentário: